5 de dezembro de 2009

Enquanto na Kilburn High Road - I

.

John Demjanjuk é um homem de 89 anos actualmente a ser acusado de ter sido guarda num campo de concentração nazi. Foi prisioneiro de guerra na união soviética. Viveu nos Estados Unidos.

é

também um homem que depois de lhe ser retirada a nacionalidade americana e extraditado para Israel, foi nesse pais acusado de ter sido guarda num outro campo de concentração nazi. Foi condenado 'a morte depois ilibado por ter sido confundido com outra pessoa.

Deste homem diz-se que está muito doente, apesar de antes de ser apanhado, ter sido filmado a guiar um carro e andar pelo seu próprio pé. Este homem se confirmada a sentença viverá o resto da sua vida numa cela com quatro paredes, um tecto e refeicoes diárias, será esse o seu castigo, a sua prisão.

Um homem por quem passo quase todos os dias junto 'a estação de Kilburn disse-me que preferia essa prisão 'a sua liberdade de sem-abrigo.

O Simbolismo de não esquecer o passado para o bem da humanidade, serve-me como homem global e abstracto mas não como individuo na comunidade onde, de facto, existo.
.

Sem comentários: