29 de janeiro de 2011

Perseguição

.
Ando a ser perseguido. Por sonhos. Por Testemunhas de Jeová. Por livros.

Eu nunca sonho, existe o hábito de acontecer-me o que sonho e estraga a surpresa.

Aqui no seu calão londrino auto denominam-se "witnesses" e esta semana três diferentes testemunhas que entre si partilham apenas a crença no mesmo designer, a menos que aqui haja mão divina, resolveram abordar-me. Na plataforma da estação de comboio enquanto tento ludibriar com sombras e fumo as CCTV, fumo esse do cigarro razão de toda a encenação ferroviária. Em casa. E por carta. Mas foi na plataforma que mais agitado fiquei pois vi o senhor avançar confiante para mim, como se soubesse que eu estava ali e atirei o cigarro ao chão prematuramente, pois não era uma multa mas um panfleto com uma imagem de um leão por ventura sedado com ketamina tal a candura nos seus olhos.

Trocámos cumprimentos e historiais entrando juntos no comboio:

Clack! Soaram as portas com uma vontade mecânica extraordinária que me faz sempre, sempre pensar que se um dia desleixo ali um pé nunca mais jogo à bola.

Olha à tua volta, é possível tudo isto ter sido feito pelo acaso? Perguntou-me ele.

... o comboio começa a deslizar nos carris, a carruagem cheia e calada espera a minha resposta.

Eu gosto de deixar a porta aberta para que sim. disse rapidamente apercebendo-me quão teológico o meu inglês não é e quão difícil é manter uma audiência atenta.

Mas tu que leste, estudaste a Bíblia até, não achas que todas as respostas que precisávamos estão lá? perguntou-me ele com uma certeza muito bonita de ver num ser humano.

De facto acontece-me uma estranha dificuldade na aceitação do dado adquirido e uma incontornável necessidade pela experimentação. É raro ficar satisfeito com uma só fonte. por exemplo, não imagina como os sites de estatística desportiva são dispares em termos de golos marcados.

Mas esta não é uma fonte dada a erros, disse ele com um entusiasmo que me deixou enternecido e nostálgico. Já viste alguma coisa na bíblia que não tenha acontecido.

Não há nada de novo debaixo do sol, já dizia o rei Salomão. repeti eu dos confins, e vendo que ambos estávamos contentes com o que disse prossegui. sabe estou a ler um livro incrível que nos mostra precisamente isso por dentro e por fora, é maravilhoso. Em 1991 no país laico que é Portugal, este livro foi censurado e impedido de ir a concurso ao prémio Nobel, pois "atentava contra a fé cristã" contudo um dos responsáveis por esta decisão foi há poucos dias re-eleito como o presidente de Portugal.

Mas que livro é esse?

O Evangelho segundo Jesus Cristo de José Saramago, conhece?

Não. Mas você acredita?

Se acredito?

Que esse Saramago é Jesus Cristo.

Pestanejei um pouco a tentar focar os olhos dele, senti a cabeça a zumbir em Doppler. Para ser sincero nunca tinha pensado nisso. no entanto este é um livro de ficção. um romance.

Chegámos a Clapham junction. A estação de comboio mais movimentada da Europa e a última de muita gente. não a minha nem a dele. Enquanto procurava onde tínhamos deixado a conversa ele disse está ali um lugar e foi, eu fiquei de pé. Até Waterloo a pensar se ele alguma vez vai ler o livro. aposto que ele já se fez esta pergunta milhões de vezes.
.
.

1 comentário:

Khalila Neferet disse...

Não deixe de atualizar o blog. Achei muito humano e transparente.